GURPS

Sigla para Generic Universal Role-playing System, ou Sistema Genérico Universal de RPG, publicado pela Devir em 1990. Seu objetivo é descrever regras para que se criem aventuras em qualquer cenário imaginável, desde aventuras medievais até aventuras espaciais. Embora constantemente criticado pelo seu excessivo número de regras, possui um grande número de jogadores adeptos. Recentemente, a Steve Jackson Games, editora de GURPS nos EUA, lançou uma nova edição de seu sistema, a quarta edição, com regras revisadas. A Devir já lançou um grande número de suplementos para GURPS. Os suplementos não trazem novas regras (pois todas estão descritas no Módulo Básico), somente características mais específicas para os ambientes em questão.

 

  • Fantasy – Descreve o mundo de Yrth, um lugar habitado por criaturas e raças fantásticas, onde convivem conviver elfos e budistas, gigantes e templários, jesuítas e dragões.
  • Magia – Expansão do capítulo sobre magia do Módulo Básico.
  • Cyberpunk – Traz descrições para a criação de um cenário punk-gótico, ao melhor estilo Blade Runner, um mundo controlado por megacorporações, com gangues e regras para implantes cibernéticos.
  • Viagem no Tempo – Traz descrições para viagens no tempo, bem como alguns cenários prontos para serem usados ou adaptados para outras campanhas.
  • Supers – Suplemento de super-heróis, que praticamente permite criar qualquer super-herói imaginável. Descreve uma grande gama de superpoderes.
  • Illuminati – Ambienta um mundo repleto de mistérios e conspirações, controlados por sociedades secretas.
  • Horror – Descreve três cenários para serem utilizados: Inglaterra Vitoriana, Turbulentos Anos 20 e Dias de Hoje. Traz descriçoes de horrores sobrenaturais, deuses-monstros, etc.
  • Império Romano – Com informações completas sobre o Império Romano, permite a criação de aventuras da maior cidade do mundo antigo e enfrentar seus perigos.
  • Conan – Descreve a Era Hiboriana, período em que viveu o bárbaro cimério.
  • Tredroy – Descrição completa de uma cidade para ser adaptada a qualquer cenário de fantasia. Além de descrições de pessoas, locais, costumes, etc., ainda traz uma pequena aventura.
  • Viagem Espacial – Descreve como criar sistemas solares e planetas. Descreve novas raças, equipamentos e traz informações sobre combates entre naves espaciais.
  • Grimório – Livro com 400 novas magias, mais poderosas. Traz novas escolas e sub-escolas de magia.
  • Escola de Super-heróis – Traz uma aventura pronta para personagens de GURPS Supers.
  • Artes Marciais – Descreve mais de 50 estilos de lutas armadas e desarmadas.
  • Psiquismo – Suplemento mais completo sobre poderes psíquicos. Traz descrições de um ambiente completo, um cenário que pode ser facilmente adaptado para qualquer outra campanha.
  • Ultratech – Manual de referência de tecnologia de ficção científica, para aventuras cujo cenário estejam situados a partir do século XXI.